Francisco Providência

Designer · Coimbra, 1961

Formou-se em Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 1985. Tem-se dedicado à atividade docente primeiro como Assistente de Design e Fotografia na Faculdade de Belas Artes do Porto (1985-1986), de Desenho na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (1986-1997) e posteriormente como Professor Associado Convidado de Design, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (1997-2004). Com atelier próprio desde 1985. Tem publicado diversas comunicações sobre design, nomeadamente na coletânea da GG “Diseño? Arte” (2003), está representado em “Tráfego, antologia crítica da nova visualidade portuguesa” e tem participado em diversas exposições colectivas e internacionais de design. Foi consultor do Centro Português de Design e sócio fundador da editora e distribuidora Sátira design. Prémio Nacional de Design (1999) nas áreas da Comunicação, do Produto e do Ambiente, pelo Centro Português de Design.

Distinções
1998 - Prémio Nacional de Design: exposição Expo '98, Lisboa; Linha de mobiliário para bibliotecas Libera, Julcar; marca “Guimarães”; 1º prémio concurso de stands da Exponor, com Paula Santos, stand ADETURN.

1999 - Prémios Nacionais de Design, (áreas de comunicação, equipamento e ambiente), CPD.
2001 - 2ª lugar no Concurso Polis, Design de sinalética, CPD.
2002 - 1ª lugar no Concurso para o design da divulgação e promoção do TNSJ; 1ª lugar no Concurso para o design de imagem de marca para a CM S. João da Madeira; 1º lugar no Concurso para o design de gifts promocionais para CM Lagos.
2004 - 1º lugar no Concurso para conceção de sinalética para as aldeias do Algarve; 1º lugar no concurso para renovação de imagem gráfica para IPPAR, Lisboa; 1º Prémio Concurso para conceção da nova imagem gráfica para o Metro Mondego e Metro Mondego sa, Coimbra; 1º lugar no concurso para suportes de sinalização para os edifícios do Convento de Cristo, IPPAR, Tomar; 1º lugar no Concurso para sinalização turística de Lagos.
2005 - 1º lugar no Concurso para conceção de sinalética do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
2006 - 1º lugar no Concurso para Conceção de sinalética dos espaços do CCB, Lisboa.
2007 - 2º lugar no concurso internacional de urbanismo e comunicação da cidade de Montecatini terme, Itália.
2008 - Prémio Red Dot Design Award, com a coluna de iluminação 17º da Larus.



PRODUTOS DO MESMO AUTOR

Este site usa cookies. Ao continuar a navegar, você aceita o uso deles. SABER MAIS
DMC Firewall is a Joomla Security extension!